Tipos de ensaios sensuais
Chega a ser engraçada a expressão de espanto das pessoas quando pergunto a elas se o ensaio que elas querem é sensual. Na maioria das pessoas (e não só mulheres, homens também), ensaio sensual é do estilo das Revistas Playboy e Sexy, ou pior.
Frente a isso eu venho explicar que existem muitos tipos de ensaios sensuais, e alguns deles não precisa nem usar lingerie, muito menos fazer nu:
1. Sensual Delicado: O tipo mais simples de ensaio sensual. Aquele onde há a insinuação de tudo, ou seja, usando um shortinho, uma sainha, uma blusa leve e, na hora do clique, o enquadramento na maioria das vezes é feita na modelo, explorando o mínimo possível o cenário em si. A sensualidade é mais explorada no olhar da mesma (o que para mim é a maior manifestação de sensualidade que uma mulher pode fazer), não precisando apelar para o nu propriamente dito.
2. Sensual Ousado: Ensaio similar ao primeiro, porém com um pouco mais de abertura no enquadramento (o cenário passa a ser um pouco mais explorado, mas nem tanto), o olhar também é a peça chave deste tipo de ensaio, porém com elementos extras, como uma lingerie, poses que valorizam as curvas da modelo e insinuação de um strip tease também. O nu parcial (onde são preservadas as partes íntimas) também pode ser explorado nesse tipo de ensaio.
3. Nu Artístico: É um tipo de ensaio onde o fotógrafo pretende passar uma mensagem para quem vê a foto. As fotografias geralmente são expostas para outros artistas (não só os pseudo-críticos de facebook, mas enfim...) e a composição fotográfica é extremamente valorizada, ou seja, a interação da modelo com o cenário deve ser perfeita.
4. Nu Explícito: Também conhecido como Nu Ousado, este tem uma característica mais peculiar entre os outros. Este não exige tanto da direção da fotografia e sim da modelo. As partes íntimas são muito exploradas, pois o Nu Explícito tem um caráter muito mais "comercial", por assim dizer. Geralmente esse tipo de ensaio é feito em estúdios ou locações e as fotos são feitas para sites especializados, mas nada impede que uma cliente normal (que não seja uma modelo profissional) possa fazer esse tipo de fotografia.

...Entendeu, né?
É claro, todos esses ensaios não são isolados. Há a possibilidade de começar o ensaio com um tipo e "evoluir" para outro ao longo dos cliques. Tudo isso tem que ter o consentimento da(o) modelo. Você que é fotógrafo, não force a barra pedindo para a(o) modelo/cliente fazer qualquer coisa que não estava acordado anteriormente.
Dicas como essas são essenciais para a sobrevivência do fotógrafo neste mercado tão humanizado que é a fotografia sensual.
E caso você esteja planejando fazer o seu book sensual, ou já está com a data do ensaio marcada, leia o eBook que fiz com dicas e cuidados que a mulher deve tomar nos dias anteriores ao seu ensaio.
Inscreva-se abaixo e baixe o ebook GRATUITAMENTE.
De nada ^^